quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

MUSCULAÇÃO X TREINAMENTO FUNCIONAL



Um assunto bastante discutido hoje no mundo fitness é comparação da eficácia do treinamento na musculação  e do treinamento funcional. Para que servem? Qual traz melhores resultados? Qual gasta mais calorias? Essas são apenas algumas das dúvidas que norteiam as duas atividades mais realizadas nas academias. Primeiramente darei um breve demonstrativo do que são as duas atividades e posteriormente um comparativo entre ambas.
Ressalto que o conteúdo aqui escrito é uma opinião própria e que respeito às demais opiniões desde que obviamente sejam profissionais e fundamentadas.

TREINAMENTO FUNCIONAL

Os movimentos funcionais segundo Dias (2011) referem-se a movimentos associados, multiplanares e que abrangem redução, estabilização e produção de força; ou seja, os exercícios funcionais referem-se a movimentos que empregam mais de uma fração corporal simultaneamente, podendo ser realizado em diversos planos e envolvendo diversas ações musculares (excêntrica, concêntrica e isométrica).  Para melhor entendimento o treinamento funcional tem o foco principal de treinar movimentos em todos os planos com todo o corpo atingindo todas as capacidades físicas.

MUSCULAÇÃO

Atividade física desenvolvida predominantemente através de exercícios analíticos, utilizando resistências progressivas fornecidas por recursos materiais tais como: halteres, barras, anilhas, aglomerados, módulos, extensores, peças lastradas, o próprio corpo e/ou segmentos, etc. GODOY (1994).
Segundo Coutinho (2001), a musculação proporciona manutenção e aumento do metabolismo decorrente do aumento de massa muscular, pois a mesma é responsável pela maior parte do metabolismo bem como ganho de força.

MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO FUNCIONAL

Podemos observar que ambas atividades possuem características próprias distinguindo-se uma da outra, sendo o treinamento funcional mais dinâmico, focando mais em variações de movimentos e a musculação uma atividade mais estática com o objetivo principal de causar danos na musculatura através de exercícios específicos com cargas elevadas.
 O treinamento funcional trata-se de um treinamento mais completo para quem busca melhoria da vida diária, condicionamento físico e aprimoramento das capacidades de velocidade, equilíbrio, coordenação motora, potência  e consequentemente perda de gordura.
Já a musculação, é mais indicada para o fortalecimento articular e muscular, aumento de força, perda de gordura e hipertrofia (aumento de massa muscular). Pelo fato de possibilitar trabalhar isolados para cada musculatura e pela facilidade de manipular cargas altas,  a musculação se torna mais eficaz para o aumento dos níveis de força e consequentemente hipertrofia muscular ao se comparada com o treinamento funcional.
O treinamento funcional embora dinâmico não tem a mesma capacidade de manipular a intensidade do exercícios em relação as cargas como tem a musculação, diminuindo assim sua eficácia em comparação à musculação ao se analisar a hipertrofia muscular e a força.



GASTO CALÓRICO

Em relação ao gasto calórico da musculação, em estudo realizado por Wilmore et al. (1978) em um treinamento de circuito com 10 estações, com 15 segundos de intervalo entre cada exercício com duração total de 22,5 minutos foi gasto o equivalente a 202,4 kcal.
Já o treinamento funcional, por ser uma modalidade mais atual, não foram encontrado estudos que evidenciem o gasto calórico de uma sessão de treinamento, porém, é mencionado na mídia digital por treinadores a média de 440 Kcal em 60 minutos de atividade, o que deixariam ambas atividades equivalentes no que se refere ao gasto calórico.


Ambas as atividades tem seu ponto positivo e creio que cada uma se encaixa para  determinados fins específicos , sendo assim, vejo perda de tempo comparar ou julgar qual é a  melhor ou mais eficiente. Cada uma tem seu valor para aquilo que ela se propõe em beneficiar. Creio ainda que em situações isoladas ambas podem ser utilizadas juntas para complemento de um treinamento.

Prof. MÁRCIO luiz de Almeida BUENO /  CREF 020654-G/MG
COUTINHO, W. Enciclopédia do emagrecimento. São Paulo: goal, 2001.
DIAS, K.J. Treinamento funcional: Um novo conceito de treinamento físico para Idosos. Cooperativa do Fitness, 2011.
GODOY, E. S. de. Musculação fi tness. Rio de Janeiro: Sprint,1994.
WILMORE, J.H.; PARR, R.B.; WARD, P.; VODAK, P.; BARSTOW, T.J.; PIPES, T.V.; GRIMDITCH, G. & LESLIE, P. Energy cost circuit weight training. Medicine and Science in Sport and Exercise, 10(2): 75-78, 1978.