domingo, 17 de agosto de 2014

Método de Treinamento Superséries


Existem inúmeros métodos de treinamentos que são aplicados para os mais variados  objetivos, seja ele hipertrofia, ganho de força ou emagrecimento. Porém, cada método deve ser adequado para cada fase de treinamento e objetivo do atleta.
O Sistema de treinamento relatado a seguir é o Método de Supersérie, utilizado por vários fisiculturistas e atletas para aumento de força e hipertrofia muscular.
O Método Supersérie envolve dois diferentes sistemas. Um dos métodos usa várias séries de dois exercícios para grupos musculares agonistas e antagonistas de uma determinada parte do corpo, sendo sua execução realizada logo após o término da outra repetição sem intervalo de descanso entre os dois exercícios. Um exemplo seria a alternância do exercícios Rosca Direta – (bíceps) e Tríceps Testas – (Tríceps).
Segundo Fleck e Kraemer de nove sistemas de treinamento comparados, esse método é dos mais efetivos para aumento de força isométrica das costas e pernas.
O segundo tipo de variação do Supersérie é semelhante ao sistema Trissérie. Consiste na execução de 2 ou 3 exercicios sucessivamente e rapidamente para o mesmo grupo muscular, por exemplo (Remada Sentada – Remada Curvada – Puxador Costas). Esse tipo de supersérie resultou em um estudo realizado por Kraemer (1997), em significativos ganhos de força, altereção na composição corporal e aumento no desempenho de salto vertical.
Ambos os tipos de Supersérie tipicamente envolvem séries de 8 á 10 repetições com pouco ou nenhum intervalo de descanso entre as séries e os exercícios.
Em relação a carga de trabalho,  se considerarmos a execução de dois exercícios sem pausa entre eles, haverá então um aumento considerável do volume por série, o que consequentemente pode refletir na diminuição da intensidade (carga), levando-se em conta o princípio da interdependência entre volume e intensidade.
O Sistema é bastante eficaz se executado por alguém com um bom nível de treinamento e que busca potencializar seus ganhos de hipertrofia.  Esse método é muito popular entre os fisiculturistas, o que sugere que se trata de um método que proporciona bons resultados na composição corporal .
É também indicado para incrementar a resistência muscular localizada, devido aos curtos períodos entre as séries e exercícios, proporcionar um aumento na concentração de ácido láctico sanguíneo no músculo (Fleck e Kraemer, 2009).
Vale lembrar que antes de realizar qualquer tipo de treinamento, o mesmo deverá ser prescrito e orientado por um Profissional de Educação Física competente e que tenha conhecimento na área.

Prof. Márcio Luiz de Almeida Bueno
Fleck e Kraemer. Fundamentos de treinamento de força Muscular, Artmed, 2009.


Um comentário: