terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Musculação: O medo das mulheres de ficarem fortes





Primeiramente vamos entender um pouco a função da testosterona no nosso organismo, salientando que é um hormônio MASCULINO, e apesar de ser encontrado em ambos os sexos, um homem produz cerca de vinte a trinta vezes mais testosterona que a mulher, resultando em uma média de 7,00 mg por dia e 0,25 mg por dia, respectivamente.

A testosterona é o principal hormônio androgênico e anabólico, sendo produzido naturalmente pelo organismo masculino (testículos) e em menor quantidade pelos ovários e glândulas supra-renais na mulher. É sintetizado a partir da degradação do colesterol (gordura).

Como dito anteriormente no homem são produzidos cerca de 10 mg por dia enquanto a mulher produz por volta de 0,25 a 1,0 mg/dia.

A testosterona possui basicamente 2 funções. Com a função androgênica ela atua no desenvolvimento das características sexuais masculinas (barba, voz, órgãos sexuais e produção de espermatozóides). Como anabólica este hormônio atua principalmente no crescimento de ossos, ganho de massa, diminuição da gordura corporal e desenvolvimento de praticamente todos os órgãos do corpo.

Esse é o motivo pelo qual as mulheres têm menos massa muscular do que os homens, e pela dificuldade que as mulheres têm de se ganhar massa magra ou perder gordura em relação ao sexo masculino. Diante dessa questão já podemos desmistificar o primeiro medo das mulheres quanto aos exercícios de membros superiores que é o de ficar musculosa, com o corpo masculinizado, isso é impossível ocorre sem o uso de anabolizantes (testosterona).

    Nas academias hoje o que vemos é a grande da maioria das mulheres e até alguns professores desinformados, limitar ou até mesmo desaconselhar as mulheres de treinar membros superiores pelo fato de ficar com o corpo masculinizado, braços musculosos.. etc, o que é um erro.

Treinar os membros superiores como um todo ( costas, peito, ombros, bíceps e tríceps), faz parte de um treinamento eficaz, e é muito importante para o desenvolvimento articular e muscular dos alunos, não adianta você ter uma perna grossa e definida, se não tiver um braço forte, veja bem, forte não quer dizer musculoso e sim fortalecido e definido. Quanto maior for a simetria do corpo, mais bonita fica a parte estética da mulher, sem falar da questão da saúde,correção postural, melhor condicionamento físico, aumento da massa óssea, e conseqüentemente diminuição do risco de ter osteoporose, que atinge muitas mulheres na fase da pós-menopausa.

    Como vimos anteriormente devido ao baixo nível de testosterona no organismo as mulheres já tem uma menor quantidade de massa muscular se comparado com os homens, e se esses músculos não forem trabalhados, a perda de massa é ainda maior, por isso a importância de um bom treino de musculação para os membros superiores.

    Então mulheres não se assustem em treinar os membros superiores, pois um treino correto e bem orientado pelo seu professor de musculação fará vocês alcançarem os objetivos estéticos e físicos sem ficar musculosa, a idéia é fortalecer e tonificar, deixar os braços torneados e definidos, vamos deixar esses pensamentos antigos de lado e pensar na qualidade de vida e saúde, uma mulher forte, não é uma mulher gigante, mas sim uma pessoa que prioriza um corpo bonito e saudável. 

Por Prof.Márcio Luiz de Almeida Bueno


Um comentário: