quinta-feira, 23 de maio de 2013

Abdominal Stomach Vacuum

Venho mais uma vez levar ao conhecimento dos que acompanham meu trabalho um exercício no qual raramente (pelo menos eu nunca vi) é utilizado nas academias, seja por falta de vontade de alguns profissionais ou mero desconhecimento da técnica.


O exercício denominado Stomach Vacuum (vácuo de estômago) foi criado nas décadas de 70 e 80 no auge do fisiculturismo e utilizado por Arnold (7 vezes Mr.Olimpia), sendo uma técnica específica para estimular os músculos abdominais internos. Coincidência ou não os atletas dessas épocas (figura 1) demonstravam uma cintura mais fina e um abdômen menos volumoso do que os fisiculturistas atuais (figura 2), isso se deve muito a utilização excessiva de substâncias proibidas atualmente e por ignorar técnicas antigas, porém, eficientes.

Figura 1

Figura 2

A aparência estufada do abdômen denominada como “estômago alto” é um problema que ocorre com muitas pessoas e como vimos até mesmo com atletas profissionais , sua razão nada mais é do que uma dilatação da barriga, que pode ser ocasionado por vários fatores, tais como:

-Uso de anabolizantes, que causam hipertrofia dos órgãos internos;
-Maus hábitos alimentares;
-Aumento do percentual de gordura Abdominal;
- Pós parto;
-Ingestão insuficiente de água;
- Fatores biológicos decorrentes com o avanço da idade;

Muitas vezes o estomago alto faz um volume indesejado na barriga, deixando um aspecto de barriga estufada e na maioria dos casos apenas a dieta não resolve. Para um melhor entendimento farei uma breve explicação sobre os músculos que compõe o abdômen.

MÚSCULOS ABDOMINAIS

A região abdominal é composta de músculos internos e externos. Os externos são conhecidos como Reto Abdominal e Oblíquo Externo. O exercício abdominal reto causa a flexão do Reto Abdominal. Fazendo este exercício 1/3 de sua amplitude total, estimula-se inteiramente o Reto Abdominal. Quando o movimento ultrapassa esta zona, os flexores do quadril são estimulados. Seus oblíquos são estimulados com mais ênfase quando qualquer ação de giro é incorporada no movimento, como no abdominal com giro, onde o cotovelo encontra o joelho oposto.
O Abdômen Transverso e a “Lombar Multifidus” são os músculos internos. Esses músculos são raramente discutidos, e muitas vezes negligenciados. Eles se encontram debaixo do Abdominal Reto e do Oblíquo Externo. Os músculos internos do abdômen suportam a postura e controlam a respiração profunda durante movimentos poderosos, como o agachamento. Eles são responsáveis pelo suporte das costas. Como são raramente estimulados, são geralmente fracos. Construindo uma forte parede abdominal interna, pode-se limitar e aliviar dores nas costas, criar uma seção mediana menos distendida e adicionar um poder explosivo no seu treino.



TÉCNICA VACUUM DE STOMACH

Como vimos anteriormente apesar de simplesmente ser esquecida na maioria das academias e até mesmo por fisiculturistas profissionais a Técnica Vacuum de estômago existe á anos e foi utilizada pelos principais fisiculturistas das décadas de 70 e 80. A base do movimento se caracteriza pela contração isométrica (deixar o músculo tenso sem movê-lo) do Abdômen Transverso. Um Abdômen Transverso forte pode criar uma Manobra de Valsava (a poderosa expiração necessária para contrair um músculo durante um exercício intenso) mais forte. Este é um dos melhores exercícios que se pode fazer para encolher a linha da cintura em curto prazo. Muitos conseguem diminuir 5 a 10 cm da seção mediana em aproximadamente 3 semanas. Ganha-se também, em trabalhar esta área do músculo abdominal , mais controle sobre seus abdomens e uma melhor assistência nos levantamentos explosivos. Além do benefício estético o exercício ajuda também para o fortalecimento da coluna lombar, sendo importante para quem sofre com incomodas dores na região lombar.
O exercício dever ser iniciado na posição em pé e posteriormente após obter um domínio da técnica pode ser realizado Técnica Vacuum de estômago ajoelhado, sentado e deitado de barriga para baixo.
Para executar o Vacuum de Estômago fique de pé encostado na parede e coloque uma de suas mãos no meio de seus quadris, e expire completamente o ar de seus pulmões. Expanda o peito para frente, e traga o estômago o máximo possível para dentro, e segure. Inicialmente realize 5 séries  de isometria por 15 á 20 segundos e de acordo com á pratica deve-se prolongar esse tempo. Pode ser realizado juntamente com os exercícios convencionais de abdômen, e realizados 3 vezes na semana em dias intercalados (segunda, quarta e sexta, por exemplo), abaixo segue algumas imagens  e vídeo de posicionamentos para a execução da técnica.






Agora é só levar ao conhecimento dos leigos e mãos a obra!

Fontes:

Exercícios Abdominais - Uma Abordagem Prática e Científica - Campos, Mauricio De Arruda
Prof. Márcio Bueno

15 comentários:

  1. Muito boa sua pagina está de parabéns

    ResponderExcluir
  2. muito bom ...
    vou fazer sem priguiça

    ResponderExcluir
  3. muito bom ...
    vou fazer sem priguiça

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, sua didática e muito prática e eficiente...já possuo resultados...obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico grato por sua participação e confiança no meu trabalho, quaisquer dúvidas estou a disposição.

      Um Abraço

      Excluir
  5. Muito bom o texto. Só um detalhe a título de curiosidade: essa técnica não foi criada na década de 70 ou 80. Ela faz parte de um acervo de técnicas milenares de filosofias orientais, especificamente de algumas linhagens do Yôga.

    Os kriyas - técnicas de limpeza e purificação das mucosas - possuem dezenas de variações. O stomach vacuum é uma variação simplificada de uma técnica chamada uddhiyana bandha. Uma opção ainda mais adiantada, o nauli kriya, tem movimentação circular do músculo reto abdominal contraindo, produzindo significativamente mais eficazes do que a simples sucção.

    Enfim. Achei que você gostaria de saber ;-). Forte Abraço! Denise Trombani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *o nauli kriya, tem movimentação circular do músculo reto abdominal CONTRAÍDO, produzindo RESULTADOS significativamente mais eficazes do que a simples sucção. ;-)

      Excluir
    2. Obrigado pela contribuição Denise.
      Sempre bom adquirir novos conhecimentos.
      Forte abraço!

      Excluir
    3. Não lembro onde... ma li que também ajuda à levantar o peitoral, procede? valeu

      Excluir
    4. Adilson o exercício citado é especifico para os músculos abdominais, o que podem ter citado é que o peitoral pode ficar mais aparente com o fortalecimento e principalmente diminuição da circunferência da região abdominal, que é o proposto pelo exercício em questão. Obrigado pela participação!

      Excluir
  6. Oi. Tenho hérnia de disco. Posso fazer??

    ResponderExcluir
  7. Ola Luzzia este abdominal se realizado da forma correta fortalece os músculos do "CORE" localizados no centro do corpo e responsáveis por manter a estabilidade da coluna lombar. Esses músculos quando fortalecidos e acionados de forma correta pode evitar o estresse nessa região e algumas doenças como a Hérnia. Porém, deve ficar atenta para o grau da sua hérnia e verificar se não ocasiona dor durante ou pós a realização do exercício. Porém, por ser um exercício estático e que não comprime a região da coluna creio que trará apenas beneficos para você. Aconselho a procurar um profissional competente, faça algumas avaliações e realize seu exercício com segurança.

    ResponderExcluir
  8. Caro Prof. Márcio Bueno, obrigado por seu esclarecimento, sobre o tema! Entretanto, não entendi a sua colocação sobre a Manobra de Valsalva, quando diz:"Um Abdomen Transverso forte pode criar uma Manobra de Valsalva (a poderosa expiração necessária para contrair um músculo durante um exercício intenso) mais forte". Agradeço, desde já, o seu esclarecimento. Abs,

    ResponderExcluir
  9. Caro Márcio Bueno existe alguma literatura cientifica que você indica para reforçar a parte teórica dessa rotina?

    ResponderExcluir